Quantcast
Channel: BiBó PoRtO, carago!!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187

FC Porto é Tricampeão Nacional de Andebol 2010/11 !

$
0
0
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/



Naquele dramático segundo de Setembro último que nos afastou da “champions league” de andebol e entre duas lágrimas que me escaparam, senti nesse exacto momento, o carácter de toda a equipa, sinal de que o tri não nos escaparia.

Enfrentamos adversários duros, arbitragens escandalosas, declarações incendiárias e mesmo assim não nos conseguiram nunca derrubar. Os pupilos de Obradovic seguiram o seu rumo, ganharam a fase regular com justiça e na fase final voltaram a acelerar até ao tricampeonato conquistado este sábado na Maia ainda com duas jornadas por se disputarem.

Sinto-me um privilegiado por ter assistido ao vivo a 25 encontros desta nossa equipa de guerreiros durante esta época. Sábado lá estive uma vez mais, e tem sido assim desde que quebramos o jejum de 31 anos em 1999. Nesse ano estive lá no dia da consagração, e nos 6 títulos que se seguiram a esse (2002, 2003, 2004, 2009, 2010 e 2011) voltei a marcar presença em vários jogos incluindo sempre o decisivo.

São momentos que se guardam para a vida inteira. Dizem que as lágrimas não são doces mas nessas alturas quando elas deslizam no rosto e nós estamos ali revivendo momentos de toda a época, podem acreditar que sabem a mel. É um orgulho ser do FC Porto. Viva o andebol.

Depois dos títulos já garantidos no futebol e andebol queremos o pleno (conseguido em 1999 e em 2004) juntando agora os títulos de hóquei e basquetebol. Numa época em que também os juniores em futebol já triunfaram e onde podemos ganhar ainda muitos outros troféus com destaque para a liga Europa em futebol e em hóquei sem esquecer as taças de Portugal em andebol, hóquei e futebol, não andarei muito longe da verdade se disser que 2011 poderá ser, porventura, o ano mais glorioso de sempre do nosso adorado clube.

ANDEBOL

FC Porto vence em Águas Santas (33-29) e sagra-se tricampeão Nacional!
( 1º FC PORTO-51 pts e 8 jgs; 2º Benfica-45 pts e 8 jgs; 3º Madeira-44 pts e 8 jgs...)


  • Águas Santas 29-33 FC Porto
Quando ao intervalo o FC Porto já vencia por 11-19 em Águas Santas (lá estive, uma vez mais), o tri estava ali bem perto de se concretizar. Na 2ª metade, os dragões geriram com mestria a vantagem que nunca baixou dos 4 golos e por isso os últimos 3 minutos foram de festa dentro e fora das 4 linhas. O público em êxtase absoluto vitoriava os nossos valentes tricampeões que no final festejaram com os adeptos de sempre esta saborosa conquista.

7 anos depois, o FC Porto volta a ser tricampeão no andebol e nos últimos 13 campeonatos os Dragões ganharam 7, maioria absoluta, sobrando 6, sendo 3 para o ABC de Braga e 1 para Sporting, Benfica e Madeira SAD. No total de títulos, o Sporting soma 17 títulos contra 16 do FC Porto, 12 do ABC de Braga, 7 do Benfica, 5 do Belenenses e 1 de Salgueiros e Madeira SAD.

Neste jogo em Águas Santas, o FC Porto festejou o tri (ainda faltam 2 jornadas) com grandes exibições de Dario Andrade (8 golos) e Inácio Carmo (7) devendo ainda destacarem-se os 4 golos de Wilson, Grilo e Ricardo Moreira. Podes ver dois vídeos deste jogo, aqui e aqui.

Na próxima jornada, será dia de festa no dragão caixa com o FC Porto a receber o ABC de Braga (sábado, 18h) em jogo onde marcarei presença.

BASQUETEBOL

FC Porto está na final para recuperar o título que nos escapa há 7 anos!
(1º FC PORTO- 43 pts e 22 jgs; 2º Benfica-39 pts e 22 jgs; 3º A.Coimbra-38 pts e 22 jgs...)


  • Vitória 68-85 FC Porto


  • Vitória clara em Guimarães (3-0), com os Dragões a fazerem dois períodos (2º e 3º) fantásticos que terminaram com esta meia final, com 10 minutos ainda por jogar (50-67). Julian Terrell com 21 pontos foi o MVP, seguido de Marçal com 15, Ogirri com 14, Stempin com 11 e José Costa com 10.

    Na final, vamos encontrar o Benfica (que precisou de 4º jogo para afastar a Académica), adversário poderoso mas que desta feita terá que enfrentar a vantagem casa dos azuis e brancos. Lá estarei no dragão caixa sexta pelas 20h30 e domingo pelas 16h05 (jogos em que deveremos ter Sporttv).

    Uma última nota para dar conta do episódio aqui referido com o Miguel Miranda. Pois bem, o Miguel mostrou-se à altura de um Homem que veste a nossa camisola e tudo já foi sanado. Que ele e toda a restante equipa nos proporcionem a alegria máxima que já foge há 7 anos. Sonho com isso.

    HÓQUEI EM PATINS

    FC Porto passa em Gulpilhares e já só faltam 3 jornadas para a glória...
    ( 1º FC PORTO-73 pts e 27 jgs; 2º Benfica-70 pts e 26 jgs; 3º Oliveirense-63 pts e 27 jgs...)


    • Gulpilhares 1-5 FC Porto
    Só faltam 3 finais para que o decacampeonato seja uma realidade, depois de mais uma vitória clara em Gulpilhares que começou a adivinhar-se logo aos 8 segundos com o 1º golo de Reinaldo Ventura. Pedro Moreira bisou neste encontro e ao intervalo já ganhávamos por 3-1. Na segunda parte, o golo de Pedro Gil acabou com as incertezas e o de Reinaldo (2º dele no jogo) fechou a contagem. Grande apoio dos nossos adeptos e mais uma bela transmissão do Porto Canal.

    No próximo sábado há oitavos de final da taça de Portugal com o FC Porto a receber a Ac. Espinho pelas 15 horas. Depois há liga Europeia em Andorra com um Porto/Barcelona dia 19 (quartos de final) e o campeonato só volta dia 25 com um Porto/Física.

    Uma última nota para dizer que os encarnados ganharam este domingo a taça Cers, 20 anos depois. Estas duas taças Cers foram as únicas conquistas Europeias do Benfica contra 7 do clube Português que mais ganhou na Europa, o FC Porto (incluindo duas taças dos campeões Europeus, troféu que os encarnados nunca ganharam). O FC Porto conquistou o seu último troféu na Europa em 1996 (taça Cers) e a última equipa Lusa a conseguir ganhar algo tinha sido o Paço de Arcos em 2000 (também a taça Cers). Reeditar 1986 e 1990 e ganhar a Liga Europeia (antiga taça dos campeões) é o desafio que se impõe agora aos Portistas.

    DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

    DARIO ANDRADE (ANDEBOL)

    Foi o melhor marcador do jogo do título em Águas Santas. Dario Andrade marcou 8 golos com 6/6 em contra ataque e 2/3 aos 6 metros. Exibição notável do nosso ponta esquerda que passou por fases menos exuberantes durante a época. Um grande Dario Andrade nesta fase final também ajudou à conquista deste tricampeonato. Parabéns. Dois anos de Dario Andrade no FC Porto e 2 títulos Nacionais!

    Saudações Portistas,
    Lucho.

    Viewing all articles
    Browse latest Browse all 7187