Quantcast
Channel: BiBó PoRtO, carago!!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187

Os jogadores, um a um

$
0
0
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Agora que entramos no habitual período de defeso em que todos os dias entram e saem 20 jogadores para cada equipa e em que a euforia do “para o ano é que é” se instala em muitos milhões de adeptos, ansiosos já pela nova época e murmurando desesperada e nervosamente de que “este ano foi anormal”, “para o ano o campeonato vai ser mais renhido”.

É mais do que justo fazer uma apreciação colectiva a todos os jogadores que contribuíram para esta grande época, autênticos HÉROIS que certamente ficarão na história do clube. Mais do que o desempenho individual, há que destacar também o enorme espírito de grupo que sempre esteve presente ao longo de toda a época:
    Helton: Seguramente a melhor época desde que está no FC Porto. Concentrado, tranquilo e presente nos momentos difíceis foi um dos esteios da segurança e consistência demonstrados pelo sector defensivo.

    Beto: Em excelente plano sempre que foi chamado, contribuindo decisivamente para a conquista da Taça de Portugal. A meu ver, também deveria ter sido titular na Taça da Liga…

    Kieszek: Um frango que provavelmente nos custou a Taça da Liga e pouco mais se viu… Também, um plantel com 2 excelentes GR não deixa espaço para muito mais…

    Sapunaru: Ao contrário do que muita gente julga, este não é o elo mais fraco da defesa portista. Bem mais concentrado e regular que Fucile, o romeno fez uma excelente época e conferiu uma consistência defensiva determinante nalguns momentos da época.

    Fucile: Sobre este jogador tenho uma opinião muito peculiar e admito que também discutível. Não o considero imprescindível, pecando muitas vezes em desconcentrações ridículas que até nos custaram alguns penalties contra. Bom a atacar, é muito irregular psicologicamente e por vezes pouco seguro a defender. Um dos elementos que eu venderia claramente na próxima época.

    Álvaro Pereira: Um dos foras–de-série desta equipa… É um jogador de elevada qualidade, tanto a defender como a atacar. Mais uma excelente época, sempre em elevada rotação nos jogos que actuou.

    Emídio Rafael: Não fosse uma lesão grave e poderia ter jogado de forma mais regular. Por aquilo que vi pareceu-me um jovem com boas qualidades e com elevada margem de progressão. Comparativamente aos “camiões de defesas-esquerdos” que se amontoavam no Dragão há uns anos atrás, este jogador parece-me ser uma boa alternativa além de que é português e não deve ter um ordenado exorbitante!

    Maicon: Muitos altos e baixos. Se por vezes os golos que marcou foram fundamentais em alguns jogos, muitas desconcentrações defensivas custaram-lhe a titularidade nas duas principais competições (campeonato e LE) para Otamendi, que não mais a largou! Tem de melhorar e muito…

    Sereno: Acabou por ser uma alternativa algumas vezes utilizada em virtude das lesões de Fucile e Emídio Rafael, acima de tudo no posto de lateral-esquerdo. Não foi tão mau como pensava quando o vi no torneio de Paris, mas claramente não é jogador de grandes voos.

    Otamendi: Para mim, o melhor central do FC Porto e do campeonato. Uma época de estreia em que até marcou vários golos decisivos, como aqueles 2 em Braga que abriram o caminho do título. Raçudo e concentrado tem tudo para ser o patrão da defesa do FC Porto nos próximos anos.

    Rolando: Uma época ao seu nível, sem grandes deslumbramentos mas mantendo um bom nível exibicional ao longo de toda a época. O que é certo é que a defesa do FC Porto sofreu poucos golos em todas as competições, e Rolando jogou quase sempre… Acho que não é preciso dizer muito mais…


Continuação no próximo post…

Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187