Quantcast
Channel: BiBó PoRtO, carago!!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187

SCUM

$
0
0
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Nos últimos dias todos temos assistido à onda de violência e vandalismo que tem assolado Londres e que se propagou a outras cidades inglesas. No meio de todas estas imagens assustadoras e que nos mostram o barril de pólvora em que vivemos, também nos chegam outras que representam o lado oposto. Pessoas que se organizaram para na manhã seguinte ao caos virem para as ruas e ajudarem na limpeza da sua cidade. Imagens de dezenas de pessoas, homens, mulheres, crianças. Todos de vassoura na mão, alguns com t-shirts onde escreveram a seguinte mensagem: “looters are scum” (saqueadores são escumalha).

Salvo as devidas diferenças na gravidade dos assuntos, não pude deixar de pensar que também a escumalha jornalística, cada vez mais presente no nosso jornalismo desportivo, precisa, urgentemente, de uma limpeza.

Esta semana assistimos ao branqueamento de mais um caso relacionado com o clube do milhafre. O jornal “A Bola”, que se auto-intitula de bíblia do desporto, mas que, de tão baixo e desprezível, não passa da pífia do desporto, decidiu voltar a mostrar toda a sua equidade (ironic mode). Pedro Proença, árbitro que ainda recentemente nos lembrou a sua condição de associado vermelhusco ao nos sonegar 3 ou 4 penaltys no jogo de Aveiro, foi cobardemente agredido dentro de um shopping localizado em frente ao estádio sem Luz, por um adepto confesso dos enc@rnados e já conhecido das autoridades por ter provocado vários desacatos no final de jogos do Sport Capital do Império e Benfica. Pelo menos numa coisa o árbitro que gasta quase tanto gel como todos os jogadores da 1ª Liga teve sorte, desta vez, ao contrário dos polícias que não viram o amigo do Moretto ser agredido em pleno aeroporto de Lisboa (estavam a ver os aviões a passar), os seguranças do Centro Comercial Colombo estavam atentos e conseguiram deter o indivíduo e chamar a polícia para identificação.

Na 3ª feira quando me dirigi a um quiosque perto de casa para comprar o jornal, deparei-me com as capas de todos os desportivos e, para minha surpresa (ou talvez não), “A Bola” quase que me obrigava a colocar os óculos só para ver a notícia da referida agressão. Como não tenho memória de peixe, recordei-me da capa do mesmo jornal aquando da suposta agressão a um (asqueroso) vice-presidente do clube enc@rnado.

Não me levem a mal, mas pergunto eu, que raio de jornalismo é este? Mas uma (suposta) agressão no Porto vale mais que outra em Lisboa? Porquê?

Se isto ainda fosse o primeiro caso destes… Mas todos nos lembramos da diferença de tratamento que tiveram os casos do túnel na Luz na época 2009/10 e a, no mínimo, tentativa de agressão de Jorge Jesus a um jogador do Nacional em pleno relvado…

Sinceramente, estou farto!

Um abraço,
Sevilha03

Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187