Quantcast
Channel: BiBó PoRtO, carago!!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187

A exigência de uma História

$
0
0
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Com o futebol parado, as modalidades a produzir bons resultados e exibições, sobrou algum tempo livre para finalmente ler e tentar perceber os R&C do clube e da SAD do nosso clube.

No que à SAD diz respeito, os números não me surpreendem absolutamente nada, visto que as transferências do Falcao e do Ruben Micael não fazem parte deste exercício de contas, que já vai no 5º exercício consecutivo a dar lucro. O R&C está na internet no site da CMVM para quem quiser consultar, e apresenta pela primeira vez, um relatório altamente pormenorizado de todas as operações efectuadas pela SAD.

O Clube, esse, depois do aumento das cotas, ainda não é significativo o resultado. Continua a rentabilizar o seu património e a ter de cumprir com o pagamento, quer do Estádio do Dragão, quer do Plano Mateus (o totonegócio).

Continuamos também a pagar a dívida que temos para com a SAD, e aqui é que me causa algumas preocupações, não por não termos como pagar, mas pelo facto do clube apenas tirar da rentabilidade das cotas para pagar esta dívida.

Já aqui falei algumas vezes que devemos apostar no maior número de sectores, rentabilizar ao máximo o nosso património e ter uma política “pró-sócio” e aposta dura no merchandising, que nos chamados “rainy-days”, termos um pé de meia para fazer frente às dificuldades daquilo que sabemos que o actual Futebol Negócio coloca.

Mesmo assim, não é uma preocupação que me tire o sono, embora já ande pela TV e jornais que o FC Porto deve noventa e muitos milhões à banca e o passivo blábláblá. Vindo de onde vem, nem chega a ser uma critica. Só acabam por meter os pés pelas mãos nas críticas que fazem porque assumidamente, não percebem um CÚ daquilo que estão a dizer.

Um clube que tem de passivo 98M€, tem um património que ultrapassa este valor em quase o dobro (sim porque ao contrário dos outros de Lisboa, o Estádio, a Sede, o Pavilhão são nossos, não foram vendidos às SAD´s), e uma SAD que se vender todos os jogadores que tem, ainda sobra dinheiro para todos os sócios do FC Porto irem passar férias a um destino exótico qualquer, porque não somos, nem estamos dependentes do BES, por exemplo, para nada. Concluindo, o FC Porto está muito mal, segundo o parolo da SIC dos Caracóis. Haja paciência para estes palermas.

Se quisermos ser construtivos e não estarmos à espera de protagonismos televisivos, podemos apontar pormenores que no futuro podem vir a ser úteis. Eu, por exemplo, sempre achei que a nossa SAD tem uma máquina muito bem montada e oleada, mas confia demasiado no mercado, bem como nas transferências. Até aqui, nenhum problema, com um sistema que é aplaudido pelo mundo inteiro. Ainda à bem pouco tempo, mais precisamente no dia 12-11-2011, foi no L´Equipe, com um estudo ao pormenor sobre o nosso modelo de gestão. O problema vem quando, por exemplo, o Atlético de Madrid não paga o que deve, o FC Porto tem mais dificuldades em chegar ao mercado que quer, criando alguns problemas de tesouraria, aparecendo como é claro, a única hipótese, mais rápida, que é virar-se para os Fundos onde corremos alguns riscos.

Nós, com o que temos amealhado, já começamos a mudar a agulha. Adquirimos o PORTO CANAL para uma proximidade com os associados e a divulgação do Universo FC Porto, bem como uma política de preços de bilheteira fora do comum, com bilhetes a 1EUR e 2EUR nas modalidades, para além de descontos para o Futebol.

Infelizmente, continuamos com um atendimento ao sócio, bem como com o merchandising, que são duas torneiras de dinheiro, que bem aproveitadas, podem tirar numa altura destas, com um mercado meio parado, um continuar normal das operações. No entanto, como exemplo, continuamos a ter camisolas a 80EUR e a informação ao sócio, bem como as vantagens do mesmo muito formatadas, tipo pacote de minutos.

Esta é uma exigência que faço ao meu clube para que tentemos ser os melhores, em tudo aquilo que nos propomos a fazer, que não sejamos mais uma Fiorentina, que depois do dinheiro acabar, foi ao fundo; um Liverpool que foi comprado por tuta e meia e os sócios nada fizeram para impedir, que ainda no ano passado esteve para fechar; um Alavés que confiou no dinheiro de um Russo que afundou o clube; o Blackburn que apenas confiou nos resultados; e num Nottingham Forest que morreu e anda a tentar não afogar nas divisões secundárias, depois de anos de glória.

O mercado vai mudar, aliás, já mudou. Confio na nossa direcção, mas a História mostra que há que ter alguma exigência na forma como se gere, porque o nosso Presidente não durará para sempre e não vá o Diabo tecê-las, e aparecer por aí um messias qualquer a prometer mundos e fundos, e é assim que começa o principio do fim. Por isso, o ser exigente com vitórias, a mim pouco me diz. HÁ QUE SER EXIGENTE EM TUDO!

Um abraço Tripeiro e muito... muito Portista a todos.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187