Quantcast
Channel: BiBó PoRtO, carago!!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187

Manto Azul e Branco - 1939-1943 – De novo os cordões no colarinho, o primeiro Bicampeonato

$
0
0
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


No Bicampeonato de 1939-40, Siska viu os seus pupilos exibirem, de novo, os célebres cordões no colarinho com gola azul, numa camisola onde as duas listas azuis e a branca (ao centro) surgiam ainda mais largas. O azul dos calções era de tonalidade clara.

Sublinhe-se que ainda não foi desta que o emblema do Clube apareceu nas camisolas. Ao longo de toda a década de 40 e parte da de 50, o símbolo do FC Porto esteve ausente dos equipamentos. Como já se disse antes, o magnífico distintivo apenas a partir de 1955 foi exibido com carácter permanente nas camisetas azuis-e-brancas.

FC Porto, Bicampeão! – A equipa do FC Porto bicampeã nacional na época 1939-40

De pé: Miguel Siska (treinador), Petrak, Carlos Pereira, Kordnya, Manuel Anjos (Poças), António Baptista, Vítor Guilhar e Francisco Gonçalves (massagista); em baixo: António Santos, J. Pereira da Silva (?), Gomes da Costa, Bela Andrasik (guarda-redes) e Artur de Sousa "Pinga".

António Santos – António da Costa Santos, jogador, engenheiro, começou nos infantis do FC Porto e ingressou na equipa principal na época 1933-34. Interior/avançado, tinha uma grande apetência pelo golo e jogos houve em que marcou 3, 4 ou 5. Na equipa Bicampeã de 1939-40, fez parte do chamado "sexteto de cordas" com brilhantes executantes que ainda hoje passeiam nos interstícios da memória de muitos portistas: Bela Andrasik, Petrak, Gomes da Costa, Kordnya e Pinga.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa e textos

Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187