Quantcast
Channel: BiBó PoRtO, carago!!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187

Universo FCP

$
0
0
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Gosto de ver e olhar para o Futebol Clube do Porto numa dimensão e grandeza como a que vai de Viena a Tokio, de Sevilha a Gelsenkirchen, de Portugal para o mundo.

Serão certamente muitos mais, aos milhares, os que comungam deste tipo de ambição no FCP e isto pode ser sobretudo notório quando se olha num prisma menos habitual: desviando a atenção da árvore para a floresta.

Tanto mais clarividente se torna tal situação, quanto maior for a capacidade de desactivar certas emoções, ou a capacidade em dose certa de relativizar o quotidiano, de raciocinar.

Portugal é um país pequeno, periférico, em muitas vertentes ainda sub-desenvolvido, e que dá mostras diariamente precisamente disso.

A boçalidade impera, e para isto em muito, o já mui antigo fenómeno nacional de futebol contribui. A Industria da Bola (coisa distinta da Indústria Futebol) continua a “par e passo”, atrasada, numa verdadeira dimensão do Portugal-dos-Pequeninos, onde de resto os vários sectores da sociedade cuja “cultura da bola” tem um peso dominante, são de uma promiscuidade atroz.

O Futebol Clube do Porto, pela sua génese e características próprias, foi o único clube português que, uma vez aberta a oportunidade com o fim da ditadura politica, soube vingar, evoluir, e acompanhar uma nova era do fenómeno futebol, o da indústria futebolística, competentemente na pedalada que se lhe impunha: sobretudo globalizada.

Hoje chegados aos anos em que vivemos, e olhando para o país que temos, em nada me admira que se tente ofuscar o brilho que o FCP irradia. Neste país onde a mentalidade do “orgulhosamente sós” ainda perdura, e o nivelar por baixo é “pau para toda obra”, as raras excepções de sucesso dos mais capazes acaba por ser encarado como o desmascarar da mediocridade geral. Ao invés de servir de incentivo, é um tocar na ferida, e é isso que o FCP tantas vezes e a vários níveis, acaba por provocar.

Um exercício curioso pode passar por abrir a página do Google e fazer uma busca por FC Porto.(link). Verificará que, à data corrente, o maior motor de busca mundial apresenta cerca de 4 milhões de resultados. Se ensaiar a busca com os dados do maior clube rival (link) verificará que o SL Benfica obtém uns ”meros” 800 mil resultados.

Pode-se mudar os parâmetros da pesquisa, procurar pelos nomes completos das instituições, seleccionar a busca para determinado idioma especifico, procurar apenas imagens, etc… , regra geral, a disparidade de grandeza na amostragem irá se manter a favor do emblema azul e branco (excepção encontrada na busca pelas siglas FCP vs SLB).

Vale o que vale, ou como salientado: “trata-se de um exercício curioso”, mas que ilações se podem tirar?

O Futebol Clube do Porto há já muito tempo que deixou de pertencer a um futebol e país que perdura em muitos aspectos no orgulhosamente só. O FC Porto é património do futebol global, universal, e aqui reside a sua principal exigência.

Como tal, seria por vezes bom não nós distrairmos com fait divers e outras manobras de diversão cá do burgo, sob pena de passarmos à nós próprios um atestado de menoridade.

Aqui dou por concluída a minha participação no activo deste grande blogue portista o "BiBó PoRtO, carago!!" fazendo votos de que a equipa que nele “trabalha” saiba continuar a manter o caminho do bom sucesso pela causa portista.

Uma palavra de reconhecimento A TODOS que emprestam ou emprestaram do seu tempo nestas lides, abnegadamente, em prol da multidão azul e branca, gostando de deixar um abraço particular ao amigo Lucho pelo seu “serviço público” em prol das modalidades e ao companheiro bLuE bOy pelo trabalho árduo, principal responsável em garantir os elevados níveis de qualidade aqui habituados. A todos que por aqui co-habitam, um abraço de amizade.

Até já.
Força Porto!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187