Quantcast
Channel: BiBó PoRtO, carago!!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187

ALICERCES TRIPEIROS

$
0
0
http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Depois de tantos elogios que me foram dirigidos pelo suposto trabalho desenvolvido no BiBó PoRtO carago!!, eis que finalmente me digno a realmente tentar dar o meu contributo para o Blog. Esses mesmos Portistas terão então oportunidade de entender que agradeceram à pessoa errada o excelente contributo para a Imagem da Mística Portista que este espaço sempre passou na Blogosfera e por esse Mundo Virtual.

Sinto-me naturalmente lisonjeado por fazer parte desta equipa e aqui poder partilhar com os leitores alguns dos meus pontos de vista, mas acima de tudo procurarei ser mais um de vós a tentar deixar explícita a Cultura Tripeira e Portista da melhor forma possível. Digo isto pois a maior dificuldade começa logo pelo simples facto que, para mim, a Mística Azul e Branca não se deve escrever, antes praticar. A prova foi ainda ontem dada por um dos nossos actuais Capitães, através do seu Perfil numa das Redes Sociais. Autêntico atentado e linchamento público àquilo que mais temos de mais sagrado, a nossa Cultura Portista...

Se, a meu ver, já é grave assumir publicamente o desejo de Sucesso ao nosso maior Rival, dado ferir o nosso Orgulho e o Sentimento, nem sei então sequer qualificar a iniciativa de eliminar e bloquear os Comentários e Adeptos Portistas que entretanto o chamam à razão para aquilo que acabara de fazer, antes insistindo em deixar aquela Atrocidade que publicara à vista de todos... Demonstra o seu Isolamento da nossa verdadeira essência na Invicta: sentido Colectivo na Equipa. Sempre idolatramos mais os Reis das Assistências e os Atletas com Raça e de grande Capacidade de Luta, que propriamente os Goleadores!

Por fim rendeu-se, aproveitando a Conta numa outra Rede Social para sugerir a Falsidade da Propriedade do Perfil no Instagram. Honestamente adorava ser Burro, pois teria a absoluta certeza que não sofreria tanto com tudo aquilo que envolvam pormenores de Golpes contra a nossa Cultura Portista...

É urgente que as Pessoas no Clube entendam a importância de voltarmos a ter Verdadeiros Líderes Portistas, capazes de prevenir situações como esta, partilhando a Cultura de uma Cidade e de um Clube por todos os seus companheiros de equipa, formando Portistas naquele Balneário, conscientes que aqui o Brilho estará sempre naquilo que conseguirmos fazer para elevar um único nome, o do FC Porto. Com o seu sucesso todos Individualmente de valorizam, desde os Atletas aos Adeptos!

Liderança é também o que cada vez mais tem faltado nos Destinos do Clube. Faz-nos imensa falta o Discurso do nosso Presidente, aquele que tanto nos ajudou e orientou em momentos de grande dificuldade, capaz de nos dar autênticas Aulas Motivacionais, gerar Unanimidade nas nossas opiniões e transformar isso numa Força Inabalável das Bancadas para dentro do Campo.

Onde está afinal a Estratégia de Comunicação do Clube hoje em dia? É quase toda feita através de Plataformas Virtuais, perdendo claramente Intensidade, mas sobretudo a própria Intencionalidade que outrora ambicionava. Limita-se a recordar Feitos que ao longos das últimas Décadas foram conseguidos, fazendo quase lembrar um plágio daquilo que é o Discurso dos nossos Rivais, salvaguardando-se apenas a diferença entre ter Imagens a Cor ou a Preto e Branco...

Deixa-se transparecer a Ideia que, para quem Gere os Destinos do FC Porto, os Adeptos e a sua Mística não terão mais a Importância que sempre lhes deram, tão raros e fracos são os Discursos de Motivação que se passam. Tome-se como exemplo a decisão de, num silêncio profundo, se suspender uma Modalidade com 88 anos de história como o Basquetebol e durante Meses nada se falar aos Sócios sobre o Tema. Um simples Comunicado factual a dar conta da medida implementada chegou para que a Direcção admitisse que já cumprira o seu dever com os Associados.

Todas esta escassez de Liderança, pelo menos visível, no FC Porto me deixa Preocupado, confesso-vos. Muitos dos nossos Adeptos não estão habituados a conviver com o Insucesso Desportivo do Clube e limitam o seu parecer à Condição que a Tabela Classificativa lhes diz naquele Momento. Simplesmente se guiam pelos Triunfos, esquecendo que a Base dos mesmos esteve todos estes anos alicerçada nos Valores e Princípios da Cultura Portista e Tripeira. Todavia eu entendo essas Pessoas, a culpa deste desalinhamento não é delas, garantidamente.

É urgente não deixar diluir da nossa Mística aquela Mentalidade e Personalidade que nos ajudou desde muito Jovens a discernir qual o Clube que admiramos e que logo ficamos a amar para o resto das nossas vidas, pela Identificação que tínhamos na sua Força, Coragem e Espírito de Luta contra o Centralismo e a Adversidade. Necessitamos que apareçam verdadeiros Líderes Portistas no Plantel e no Clue, não para terem Seguidores, antes para produzirem mais Líderes, que salvaguardem para sempre este Sentimento.

E é neste Contexto que se aproxima um Jogo diante do SC Braga. É em momentos de Dificuldade que estamos habituados a encontrar a oportunidade de cimentar a nossa Unidade e, como tal, estou certo que muitos irão marcar a sua presença no Jogo do próximo Sábado, em Coimbra, para a Final da Taça da Liga. Da minha parte não marcarei ali presença, mas vos prometo que estarei a dedicar o meu tempo de Sábado em prol do FC Porto e apregoarei cada um dos Valores e Princípios que tanto nos identificam a todos. Sem querer então aprofundar o assunto do dito Troféu, até pela proximidade da Partida, limito-me a deixar o meu Pedido a todos que se deslocarem à Cidade dos Estudantes. Com toda a minha Força vos peço que vençam o Jogo e de igual modo apelo que abandonem imediatamente as Bancadas assim que a Partida terminar.
    "Para lá de todos os Títulos conquistados, de todas as Taças em todas as Modalidades, de todos os Triunfos obtidos, quando nos pedem para nomear a Vitória mais saborosa, é sem dificuldade que elegemos uma à qual todas as outras se subordinam: o Orgulho de ser Portista"...
Não deixem alterar esta ordem que o nosso Presidente tão bem descreveu. Lembrem-se que nem convém tentar erguer muito alto um Edifício sem antes fortalecer os seus alicerces. Dessa forma viveremos sempre com medo que ele caia. E o Receio jamais fez, faz ou alguma vez poderá fazer parte da nossa Personalidade enquanto Tripeiros...

Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187