Quantcast
Channel: BiBó PoRtO, carago!!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187

Silly season à portuguesa

$
0
0
Estamos na verdadeira silly season do futebol português. Todos os dias saem dezenas de notícias para preencher as capas dos jornais. Notícias é uma força de expressão… porque em 90% das ocasiões, estas notícias não passam de mentiras descaradas para entreter a generalidade do “zé-povinho”que agora não tem os jogos do seu clube predilecto para se entreter…

Quanto ao futebol português, e particularmente aquilo que mais interessa, o FC Porto, as coisas estão literalmente em banho-maria, isto é, muita especulação, muitas notícias de possíveis entradas e saídas de jogadores, bem como histórias que mais parecem saídas de um filme cómico (como aquela capa d’A Bola no dia da apresentação de AVB).

Tudo isto se passa, enquanto decorre lá longe na África do Sul o Mundial de Futebol. Toda a organização deste campeonato, bem como quem atribuiu a mesma, com todas as trapalhadas que têm acontecido, nomeadamente, problemas de segurança dentro e fora dos estádios, o som insuportável vindo das bancadas e até a permissão (imagine-se!) da entrada de garrafas de cerveja nos estádios, só vêm provar duas coisas: a UEFA é muito mal dirigida… a FIFA muito mal dirigida é…

Tenho seguido com especial interesse e agrado a participação dos jogadores do FC Porto neste Mundial… Álvaro Pereira e Fucile têm dado boa conta de si na selecção uruguaia, que tem grandes hipóteses de seguir para os oitavos. Já R. Meireles e B. Alves mostraram-se a bom nível no primeiro jogo com a Costa do Marfim, com Alves a formar uma excelente dupla com Ricardo Carvalho, um jogador também formado nos escalões de formação do FC Porto, uma autêntica “máquina” de fabricar excelentes centrais! Além dos 6 jogadores presentes neste Mundial, muitos outros poderiam estar presentes, sendo que por uma ou outra razão ficaram afastados desta competição sempre importante para valorizar jogadores. Varela e Ruben Micael poderiam ter sido convocados para a selecção nacional não fossem as graves lesões que sofreram. Rodriguez só não foi devido ao castigo de 2 jogos imposto pela FIFA. Falcão não se apurou com a sua Colômbia (e ainda bem, digo eu!) e a dúvida sobre Hulk persistirá para sempre: se Hulk não tivesse sido punido por aquele "hediondo crime", quem sabe se não estaria na África do Sul?

À parte disto, a selecção nacional continua envolta nas sempre habituais polémicas em grandes competições internacionais. Depois da novela "Nani", agora o mundo “caiu” com as declarações de Deco, que por acaso até veio pedir desculpa. Fosse outro “menino” a ter as declarações do “Mágico” e haveria logo uma desculpabilização por parte de toda a gente. E assim, de novela em novela a comunicação social vai entretendo o povinho, que discute o mais ínfimo pormenor relacionado com a selecção como se fosse algo de extremamente útil para o país (como por exemplo, o facto de um jogador ter jacuzzi no quarto e os outros não!).

Em suma, nos tempos do “sargentão brasileiro” é que a selecção era excelente e tinha toda a organização possível e imaginária. Claro que a guerra do “sargentão” contra o FC Porto ajudou imenso ao consenso à volta da selecção nacional… Agora, o seleccionador nacional comete a loucura de convocar jogadores do FC Porto, não ter uma guerra contra este clube e, barbaridade das barbaridades, não convocar meia equipa de um certo clube… Resumindo, só crimes de lesa-pátria!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187