Quantcast
Channel: BiBó PoRtO, carago!!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187

Ganhar, ganhar, ganhar…

$
0
0
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Os nossos adversários já se preparavam para a festa, salivando desesperadamente por uma derrota azul e branca, aguçados pela possibilidade do líder do campeonato tropeçar em Braga e surgir uma aproximação ao líder.

Era uma excitação tal que a vitória do Braga surgia como uma inevitabilidade face às últimas exibições do FC Porto. Mesmo no seio dos adeptos portistas, sentindo o pulso de vários espaços de debate azul e branco, sentia-se um clima de enorme desconfiança e descrença em relação à equipa. A fraquíssima exibição frente ao Rio Ave com a vitória por 1-0 (o que no FC Porto é quase um crime ganhar por 1 golo de diferença!) antecipava um cenário, imensamente desejado por milhões de almas e temido por muitos adeptos portistas, de tragédia no estádio Axa, em que a força bracarense superaria aquelas almas desgraçadas vestidas de azul e branco…

Primeiro murro no estômago dos muitos milhões que ambicionavam a derrota do FC Porto. Vitória clara e confortável do FC Porto com uma superioridade táctica que desta vez não mereceu grandes elogios por parte da generalidade da comunicação social. É curioso que a única vez que a comunicação social se excitou sobremaneira a debater tácticas, “banhos tácticos” e posicionamentos estratégicos dentro do campo foi mesmo aquando da derrota do FC Porto na taça de Portugal…Quando o FC Porto venceu claramente a Supertaça e bateu por 5-0 o mesmo adversário que o derrotou na taça então aí a culpa foi de tudo, menos das tácticas de AVB. Aliás, tenho a clara sensação que AVB é mais um que só será valorizado pelo país quando sair do FC Porto. Aposto que os “iluminados” que agora tanto o criticam ainda o irão bajular, tal e qual acontece com Mourinho…

Novo jogo em Sevilha, renovadas as esperanças num deslize azul e branco para tentar abanar a estrutura. Um ambiente terrível, um dos terrenos mais difíceis de Espanha (o Real Madrid teve imensas dificuldades em ganhar lá!) e um jogo com pressão constante dos andaluzes. Bravos os jogadores do FC Porto lá insistiram em ganhar e, ao contrário do que os patetas que comentavam o jogo sugeriram, com a máxima limpeza e legalidade. A vontade intrínseca em arranjar ilegalidades nos golos do FC Porto é um fenómeno psiquiátrico que me enoja na maioria dos patetas que comentam futebol na tv. Estava dado mais um murro no estômago de tanta e tanta gente esperançada numa derrota do FC Porto…

No fundo, estes dois últimos testes do FC Porto retratam bem aquilo que tem sido o futebol português das últimas décadas. Toda a gente angustiosa e desesperadamente à espera de desaires do FC Porto, e este mantém-se imperturbável na sua caminhada gloriosa tanto em Portugal como na Europa… Ganha, ganha, ganha, jogando bem, às vezes menos bem e mesmo mal, a génese do FC Porto mantém-se: espírito vencedor! A génese vencedora do FC Porto é claramente algo que cada vez mais me orgulha pelo facto de ser adepto deste clube: um clube competente, vencedor e com mérito, ao contrário do lamaçal mesquinho, ordinário e invejoso em que se encontram os nossos adversários.

PS: O assassino que em 1996 matou em pleno Jamor um adepto da claque adversária foi apanhado pela polícia 11 anos depois… Quando algum daqueles cabrões que vomitam ódio contra o FC Porto num qualquer programa televisivo vier falar de violência, de bolas de golfe ou de outra coisa qualquer, seria bom que o comentador afecto ao FC Porto lhe falasse no mais vergonhoso e grave episódio de violência alguma vez passado no futebol português… Porque aquela cambada de “moralistas puros e santos”, esquece-se que pertence a um clube que fica indelevelmente associado à morte de uma pessoa num estádio de futebol… São uns santos, uns moralistas e uns puros do caraças… Se mais alguma vez algum desses “patetas de tv” chamar o povo do Norte violento ou coisa do género, proponho que o comentador afecto ao FC Porto chame assassino ao povo do Sul…

PS2: Apesar de tudo, a eliminatória com o Sevilha não está fechada. É preciso o dobro da concentração no Dragão para que não sejamos surpreendidos de forma bem desagradável. No campeonato, é continuar a ganhar jogo após jogo, não de forma artística, mas sim de modo competente, sério e trabalhador…

Viewing all articles
Browse latest Browse all 7187